O conflito de Darfur é um conflito armado na região de Darfur, no oeste do Sudão, que opõe tribos nomadas africanas de língua árabe e religião muçulmana e os povos não-árabes da área. O governo sudanês, embora negue publicamente que apoia os janjaweed (milicia árabe), tem fornecido armas e assistência e tem participado de ataques conjuntos com aquele grupo miliciano. O conflito teve início em fevereiro de 2003.
O numero de vitimas do conflito é incerto, mas a maioria das ONG's trabalha com a estimativa de 400 mil mortes desde o inicio dos confrontos. O número de refugiados é estimado em 2 milhões. A imprensa vem descrevendo o conflito como um caso de "limpeza étnica" e de "genocídio". O governo dos EUA também o considera genocídio, embora a ONU ainda não o tenha reconhecido como tal.
A Amnistia Internacional está atenta ao conflito e vai procurando fazer pressão sobre os principais lideres mundiais, para que se "intrometam" no conflito. Neste momento corre uma Petição Global, que podes assinar, para ajudar a parar o genocidio de Darfur!
Sabe mais em: www.eyesondarfur.org
Sem comentários:
Enviar um comentário